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Envelhecimento ou rejuvenescimento
por qual motivo Casas Bahia mudou?
Assunto: branding, marca
Data: 01/03/2021

As Casas Bahia acaba de mudar seu mascote \\\\\\\"Bahianinho\\\\\\\", deixando ele com uma idade maior que antes, porém, jovem. As marcas sempre se renovam, buscando adequar a linguagem mais próxima com o consumidor. Isso não é novidade.

 

Por que envelhecer? 

A marca não envelheceu, ela rejuvenesceu. O fato de deixar o mascote mais velho não quer dizer que ela deixou de ser jovem, até porque a transformação mostrou que Casas Bahia está com idade mais proximal para falar com seu público. O que era criança passa a ser mais jovem: um adolescente. 

 

Do antigo para o novo. 

No meu ponto de vista, na história da propaganda, os mascotes que tentavam se aproximar das características físicas dos seres humanos ficavam artificiais e \\\\\\\"grotescos\\\\\\\". Por isso, uma das opções era construir um mascote que se aproximava de desenho animado. Mas as coisas mudaram e os recursos tecnológicos trouxeram um \\\\\\\"toque de realidade\\\\\\\" a mais para os traços do mundo do design e, além disso, as pessoas já se acostumaram com alguns traços ainda artificiais de \\\\\\\' \\\\\\\"bonecos digitais\\\\\\\" humanizados. 

 

Construção de Persona. 

Quem já ouviu falar do persona? A personificação de um público-alvo (buyer persona) ou da marca (brand persona): aqui está o ponto! Em entrevista para o Propmark, o CEO da Via Varejo, Roberto Fulcherberguer, apresenta o perfil do CB exatamente como trazermos nos trabalhos de persona.

 

\\\\\\\"Agora ele é um adolescente – o CB passou por outras transformações. Representando bem sua geração atual, o jovem é hiper conectado e um ativista em causas ambientais, sociais e de sustentabilidade. Embora mantenha o aspecto divertido, o CB tem mais responsabilidades como porta-voz da marca, prestando assistência aos clientes e traduzindo a linguagem digital para os mais velhos.\\\\\\\"

 

Reparem na descrição \\\\\\\"hiper conectado, ativista de causas ambientais, sociais e sustentabilidade\\\\\\\". São os valores que a marca quer transmitir e por isso trouxe para seu personagem características que vai trazer como conteúdo e interação com a sociedade e não estamos falando de um público específico, pois trata-se de um interesse comum a todos os cidadãos. Ou seja, maior abrangência.

 

É isso aí! Uma pequena análise enquanto professor, mas que nos leva a muitas reflexões conceituais e sociais.

 

Forte abraço,

Professor Mattei

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